em 12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Características principais

Título do livro
AS PRÁTICAS SOCIAIS DAS MULHERES INDÍGENAS SATERÉ-MAWÉ:
Autor
Iraildes Caldas Torres
Idioma
Português
Editora do livro
Alexa

Outras características

  • Gênero do livro: Antropología

  • Tipo de narração: Manual

  • Idade mínima recomendada: 18 anos

  • Idade máxima recomendada: 80 anos

  • ISBN: 9786587643816

Descrição

Os estudos dos processos socioculturais dos povos Sateré-Mawé, embora se situem num amplo domínio de temas requeridos como objeto de dissertações, teses e pesquisas avançadas, ainda são pouco conhecidos. Neste livro, apresentamos um debate acerca da etnicidade desses povos, com um olhar aguçado para as mulheres Sateré-Mawé, em sua expressão mitológica e relações com a natureza, consigo mesmas e com o mundo que as rodeia. Busca-se compreender suas práticas sociais e corporais, suas manifestações simbólicas nucleadoras da importância e prestígio que elas gozam na etnia. Enfim, intencionamos compreender suas experiências de trabalho, organização social, a resistência da língua mãe, a formação sociocultural de suas comunidades e o processo de descolamento que esses indígenas vivenciam.
Nesse domínio de busca de compreensão, o mundo Sateré-Mawé vai se descortinando aos poucos, fazendo-se conhecer nas entrelinhas e nos meandros do silêncio histórico que se abateu sobre as mulheres mawé, silenciadas pela própria ciência. Não buscamos fazer inquéritos à verdade, mas reconstruir os fios culturais de luminosidade dessas mulheres, retirando-as do subsolo da invisibilidade. Trata-se, também, para nós, de uma descoberta que se enleia de um modo singular com o ato de conhecer.
Esta coletânea apresenta os resultados de uma pesquisa que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM (Edital Universal), e foi realizada na TI – Terra Indígena Marau-Andirá, precisamente em duas comunidades da área do rio Andirá, Umirituba e Simão, ambas pertencentes ao município de Barrerinha, no Amazonas.