em 12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Características principais

Título do livro
ARTE PERFORMANCE: uma análise na obra Reservoir, de Francisco Rider
Autor
SEBASTIÃO DE OLIVEIRA FILHO
Idioma
Português
Editora do livro
Alexa

Outras características

  • Gênero do livro: arteperformance

  • Tipo de narração: Manual

  • Idade mínima recomendada: 18 anos

  • Idade máxima recomendada: 80 anos

  • ISBN: 9786589677079

Descrição

“Arte Performance: uma análise na obra Reservoir de Francisco Rider” é o título desta obra cujo intuito é analisar os significados do rito performático Reservoir através da experiência estética vivenciada pelo performer Francisco Rider. Na apresentação da Performance, ocorrida na I Mostra Manaus Artes Visuais, em 2015, o fenômeno artístico se consolida na capital amazonense, onde Rider inova em seu tempo.
Numa perspectiva histórica, a Performance, desde a década de 80 do século XX, vem se realizando em apresentações como as dos artistas Roberto Evangelista, Nonato Tavares e, coincidentemente, com o ingresso do performer Francisco Rider na vida artística. Ele apresenta teatro, dança e, por último, a Performance.
Rider consagra-se ao adquirir bolsa de estudos na Judson Memorial Church (Nova York, EUA), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), ampliando seu conhecimento sobre a linguagem performática, sendo um dos primeiros artistas brasileiros a adquirir bolsa de aperfeiçoamento. Uma ação inédita para uma Instituição que se destina à capacitação do público acadêmico.
Natural de Manaus, Francisco Rider, quando criança, já estabelecia intuitivamente concepções estéticas através de brincadeiras realizadas com seus cinco irmãos. Tudo acontecia no porão da casa localizada na rua Ferreira Pena, centro de Manaus, onde transitavam ideias. Arte? Sim. E por que não?
Na juventude, tornou-se um assunto sério, permitindo que ele se afastasse do cenário artístico baré em busca de outras paradas. Rio de Janeiro, São Paulo e, finalmente, Nova York foram cidades que possibilitaram ao artista dialogar com seus pares, experimentando e vivenciando expressões do corpo e da alma. Foi quando, no ano de 2004, Reservoir foi apresentada pela primeira vez em Nova York (EUA).