Processos Psicossociais Vol.1: Prática E Reflexões
em 12x
Estoque disponível
Confira a
Características principais
Título do livro | Processos psicossociais vol.1: prática e reflexões sobre educação, saúde, ruralidades e política |
---|---|
Autor | Marcelo Calegare Adinete Sousa da Costa Mezzalira |
Idioma | Português |
Editora do livro | Alexa |
Outras características
Gênero do livro: Psicologia
Tipo de narração: Manual
Idade mínima recomendada: 18 anos
Idade máxima recomendada: 80 anos
ISBN: 9786587643885
Descrição
Esta coletânea reúne artigos provenientes de pesquisas, muitas vezes mescladas a projetos de extensão e ensino, que tem em comum o interesse pelos processos psicossociais como perspectiva teórico-metodológica, mas também ética. A noção de processos psicossociais conjuga impermanência, subjetividade e interferência social, afirmando a relação intrínseca entre subjetividade e contextos sociopolíticos e culturais. Em sua dimensão teórico-metodológica, reafirma o pacto com a localização histórica dos fenômenos sociais, partindo da compreensão de que esses fenômenos se constituem nos encontros, nas relações, nos embates, nos conflitos inerentemente em diálogo com seu tempo. Já em sua dimensão ética, conduz ao entendimento de que a produção de conhecimento requer compromisso com a sociedade e que, por isso, se institui necessariamente como uma prática de implicação política.
O tripé pesquisa, ensino e extensão é uma característica das universidades públicas brasileiras, não de forma retórica ou panfletária, mas sim como princípio e prática viva, conforme exemplificam as experiências registradas nesta coletânea. Os textos revelam compromisso com a conscientização, conforme ensinou o filósofo e pedagogo brasileiro Paulo Freire, como saber-fazer assentado na democracia, nos direitos humanos e na autonomia dos sujeitos. Ao mesmo tempo, os textos mostram que a conscientização pode estar atrelada à produção científica por meio da pesquisa-intervenção, das ações de extensão, da parceria discente-docente-comunidade no processo de ensino/aprendizagem/produção de conhecimento.