em 12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Características principais

Título do livro
Filosofia
Subtítulo do livro
Pesquisa e práticas de ensino
Autor
Aldair Oliveira de Andrade, Pedro Rodolfo Fernandes da Silva, Deodato Ferreira da Costa e Jocélia Barbosa Nogueira
Idioma
Português
Editora do livro
Alexa Cultural
Edição do livro
2022
Capa do livro
Mole
Volume do livro
1
Com índice
Sim
Ano de publicação
2022

Outras características

  • Quantidade de páginas: 168

  • Altura: 21 cm

  • Largura: 14 cm

  • Peso: 200 g

  • Com páginas para colorir: Não

  • Com realidade aumentada: Não

  • Gênero do livro: Filosofia

  • Subgêneros do livro: Educação

  • Tipo de narração: Manual

  • Tamanho do livro: Médio

  • Idade mínima recomendada: 10 anos

  • Escrito em letra maiúscula: Não

  • ISBN: 9788554672119

Ver mais características

Descrição

O ensino de filosofia vem ocupando lugar, gradativamente, na pesquisa e na discussão nos cursos de graduação e pós-graduação em filosofia, motivado, em parte, pelas políticas públicas voltadas para a formação docente inicial e continuada, mas também pela mudança de concepção acerca da importância do ensino de filosofia como meio de promover a ampliação e a qualificação do debate filosófico.
A criação do Mestrado Profissional em Filosofia em rede se insere nesse contexto, pois a qualificação do professor de filosofia é fundamental para que o ensino desse saber se torne cada vez mais efetivo e contribua, cada vez mais, com a melhoria da qualidade do ensino na educação básica.
O início dos trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Amazonas – PPGFIL-UFAM, Mestrado Profissional em Filosofia, núcleo UFAM, PROF-FILO/UFAM, em 2017, alinha-se, portanto, a essa perspectiva de ampliação e qualificação do debate filosófico e das práticas de ensino de filosofia na educação básica. Focado na formação de profissionais qualificados pela aquisição e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos filosófico-científicos, o PROF-FILO/UFAM, desde seu início, tem cumprido sua missão institucional colaborando efetivamente na pesquisa em filosofia, na formação continuada e qualificada dos professores que atuam na educação básica.
Dentre as várias ações desenvolvidas no PROF-FILO/UFAM, o presente livro se apresenta como resultado das pesquisas desenvolvidas a partir das linhas do Programa: “Filosofia e Ensino” e “Prática de Ensino de Filosofia”. A primeira linha agrega as investigações sobre as interações entre os aspectos conceituais e técnicos envolvidos no ensino da filosofia e a segunda contempla as pesquisas teórico-práticas da proposição, análise e avaliação do que se realiza na prática do ensino de filosofia.