O Desenvolvimento Sustentável Na Educação Amazônica
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Características principais
Título do livro | O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO AMAZÔNICA: |
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Subtítulo do livro | O uso do cinema na articulação de temas transversais de desenvolvimento sustentável no ensino fundamental do município de Parintins-Amazonas-Brasil |
Autor | Josenildo Santos de Souza |
Idioma | Português |
Editora do livro | Alexa Cultural |
Edição do livro | 1 |
Volume do livro | 1 |
Com índice | Sim |
Ano de publicação | 2021 |
Outras características
Quantidade de páginas: 290
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Peso: 300 g
Com páginas para colorir: Não
Com realidade aumentada: Não
Gênero do livro: Educação
Subgêneros do livro: ensino fundamental
Tipo de narração: Manual
Tamanho do livro: Médio
Idade mínima recomendada: 10 anos
Idade máxima recomendada: 80 anos
Quantidade de livros por kit: 1
ISBN: 9786589677314
Descrição
Nos propomos a investigar o tema, tendo em vista a realidade
social, cultural e educativa vivenciada na Amazônia, bem como a necessidade
de mostrar que nas comunidades educativas do município de Parintins-
Amazonas-Brasil, o cinema não é articulado para transversalizar
os temas de desenvolvimento sustentável nas escolas. Uma educação
com o uso de filmes e documentários, seria promotora de desenvolvimento
sustentável no processo de ensino-aprendizagem dos educandos
que integre valores, atitudes para o relacionamento e uso equilibrado
dos recursos naturais para a construção de uma sociedade sustentável,
como o uso do cinema.
Esta pesquisa, foi realizada nas comunidades escolares do município
de Parintins/ Amazonas/Brasil. Partiu da hipótese que as escolas
do município de Parintins não articulam filmes e documentários
para transversalizar temas de desenvolvimento sustentável na educação
Amazônica, contemplados nos Projetos Políticos Pedagógicos, ações
pedagógicas, planos de ensinos, seleção de textos para dar conta dos
conteúdos curriculares no processo de ensino-aprendizagem em sala de
aula e em atividades extraescolares.
A pesquisa buscou investigar se, a articulação de filmes e documentários
no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, transforma
a realidade dos educandos em experiências significativas aliada
ao conhecimento na perspectiva de refletir criticamente os temas de
desenvolvimento sustentável. Nesta perspectiva questionou-se: Filmes
e documentários abrem possibilidades para o debate crítico de pensar a
educação multidimensional para o tema de desenvolvimento sustentável
nas dimensões socioambiental, cultural, ecológica, econômica-política
e institucional das escolas?