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Características principais

Título do livro
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO AMAZÔNICA:
Subtítulo do livro
O uso do cinema na articulação de temas transversais de desenvolvimento sustentável no ensino fundamental do município de Parintins-Amazonas-Brasil
Autor
Josenildo Santos de Souza
Idioma
Português
Editora do livro
Alexa Cultural
Edição do livro
1
Volume do livro
1
Com índice
Sim
Ano de publicação
2021

Outras características

  • Quantidade de páginas: 290

  • Altura: 21 cm

  • Largura: 14 cm

  • Peso: 300 g

  • Com páginas para colorir: Não

  • Com realidade aumentada: Não

  • Gênero do livro: Educação

  • Subgêneros do livro: ensino fundamental

  • Tipo de narração: Manual

  • Tamanho do livro: Médio

  • Idade mínima recomendada: 10 anos

  • Idade máxima recomendada: 80 anos

  • Quantidade de livros por kit: 1

  • ISBN: 9786589677314

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Descrição

Nos propomos a investigar o tema, tendo em vista a realidade
social, cultural e educativa vivenciada na Amazônia, bem como a necessidade
de mostrar que nas comunidades educativas do município de Parintins-
Amazonas-Brasil, o cinema não é articulado para transversalizar
os temas de desenvolvimento sustentável nas escolas. Uma educação
com o uso de filmes e documentários, seria promotora de desenvolvimento
sustentável no processo de ensino-aprendizagem dos educandos
que integre valores, atitudes para o relacionamento e uso equilibrado
dos recursos naturais para a construção de uma sociedade sustentável,
como o uso do cinema.
Esta pesquisa, foi realizada nas comunidades escolares do município
de Parintins/ Amazonas/Brasil. Partiu da hipótese que as escolas
do município de Parintins não articulam filmes e documentários
para transversalizar temas de desenvolvimento sustentável na educação
Amazônica, contemplados nos Projetos Políticos Pedagógicos, ações
pedagógicas, planos de ensinos, seleção de textos para dar conta dos
conteúdos curriculares no processo de ensino-aprendizagem em sala de
aula e em atividades extraescolares.
A pesquisa buscou investigar se, a articulação de filmes e documentários
no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, transforma
a realidade dos educandos em experiências significativas aliada
ao conhecimento na perspectiva de refletir criticamente os temas de
desenvolvimento sustentável. Nesta perspectiva questionou-se: Filmes
e documentários abrem possibilidades para o debate crítico de pensar a
educação multidimensional para o tema de desenvolvimento sustentável
nas dimensões socioambiental, cultural, ecológica, econômica-política
e institucional das escolas?