Educação Do Campo - Políticas E Práticas
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Características principais
Título do livro | Educação do campo |
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Subtítulo do livro | políticas e práticas |
Autor | Eulina Maria Leite Nogueira, Zilda Gláucia Elias Franco e Aldair Oliveira de Andrade |
Idioma | Português |
Editora do livro | Alexa Cultural |
Edição do livro | 2022 |
Capa do livro | Mole |
Volume do livro | 1 |
Com índice | Sim |
Ano de publicação | 2022 |
Outras características
Quantidade de páginas: 254
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Peso: 350 g
Gênero do livro: Educação
Subgêneros do livro: educação no campo
Tipo de narração: Manual
Tamanho do livro: Médio
Idade mínima recomendada: 10 anos
ISBN: 9788554672430
Descrição
livro “EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS E PRÁTICAS” surge no âmbito do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, PPGECH-UFAM, visando contribuir para a divulgação do conhecimento científico na área, com a proposta de reunir pesquisas, reflexões, debates e questionamentos de pesquisadoras e pesquisadores, envolvidos com a temática do campo.
O projeto neoliberal em que a sociedade brasileira está inserida apresentou um dos seus vieses mais brutais para a sociedade civil, destruindo as conquistas realizadas pelos movimentos sociais e pelas camadas mais pobres e vulneráveis da nossa sociedade. Vivenciamos o acirramento nos discursos “oficiais” pela retomada da mineração em terras indígenas, destruição da floresta amazônica, além da violência no campo e na cidade e dos grandes conflitos nas terras indígenas.
Esse contexto tem gerado instabilidade política e econômica, os avanços sociais conquistados a partir da Constituição de 1988 estão sendo aniquilados, as populações do campo e os povos tradicionais sofrem com os crimes ambientais. Além das inúmeras perdas humanas, tanto da população nativa como de seus defensores como o assasinato covarde de Bruno Pereira e Dom Philips no Vale do Javari – AM.
O contexto político em relação à Educação do Campo não favorece o desenvolvimento de propostas emancipadoras para os povos do campo, como terrritório de produção de conhecimento e formação humana. A Educação do Campo associa o trabalho do homem do campo à sua cultura, se contrapõe ao modelo capitalista que, ao longo de suas modificações, tem intensificado a exploração da terra e do homem pelo homem.
Nesse sentido, os textos produzidos que discutem a Educação do Campo em seus diferentes contextos e práticas, articulando o saber científico com o saber social a fim de contribuir para o desenvolvimento do campo, da comunidade escolar e dos educadores que ali se encontram.