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Características principais

Título do livro
Educação do campo
Subtítulo do livro
políticas e práticas
Autor
Eulina Maria Leite Nogueira, Zilda Gláucia Elias Franco e Aldair Oliveira de Andrade
Idioma
Português
Editora do livro
Alexa Cultural
Edição do livro
2022
Capa do livro
Mole
Volume do livro
1
Com índice
Sim
Ano de publicação
2022

Outras características

  • Quantidade de páginas: 254

  • Altura: 21 cm

  • Largura: 14 cm

  • Peso: 350 g

  • Gênero do livro: Educação

  • Subgêneros do livro: educação no campo

  • Tipo de narração: Manual

  • Tamanho do livro: Médio

  • Idade mínima recomendada: 10 anos

  • Idade máxima recomendada: 60 anos

  • ISBN: 9788554672430

Descrição

livro “EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS E PRÁTICAS” surge no âmbito do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, PPGECH-UFAM, visando contribuir para a divulgação do conhecimento científico na área, com a proposta de reunir pesquisas, reflexões, debates e questionamentos de pesquisadoras e pesquisadores, envolvidos com a temática do campo.
O projeto neoliberal em que a sociedade brasileira está inserida apresentou um dos seus vieses mais brutais para a sociedade civil, destruindo as conquistas realizadas pelos movimentos sociais e pelas camadas mais pobres e vulneráveis da nossa sociedade. Vivenciamos o acirramento nos discursos “oficiais” pela retomada da mineração em terras indígenas, destruição da floresta amazônica, além da violência no campo e na cidade e dos grandes conflitos nas terras indígenas.
Esse contexto tem gerado instabilidade política e econômica, os avanços sociais conquistados a partir da Constituição de 1988 estão sendo aniquilados, as populações do campo e os povos tradicionais sofrem com os crimes ambientais. Além das inúmeras perdas humanas, tanto da população nativa como de seus defensores como o assasinato covarde de Bruno Pereira e Dom Philips no Vale do Javari – AM.
O contexto político em relação à Educação do Campo não favorece o desenvolvimento de propostas emancipadoras para os povos do campo, como terrritório de produção de conhecimento e formação humana. A Educação do Campo associa o trabalho do homem do campo à sua cultura, se contrapõe ao modelo capitalista que, ao longo de suas modificações, tem intensificado a exploração da terra e do homem pelo homem.
Nesse sentido, os textos produzidos que discutem a Educação do Campo em seus diferentes contextos e práticas, articulando o saber científico com o saber social a fim de contribuir para o desenvolvimento do campo, da comunidade escolar e dos educadores que ali se encontram.