Educação, Cultura E Ensino
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Características principais
Título do livro | Educação, cultura e ensino |
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Autor | Lourenço Ocuni Cá, Cristina Mandau Ocuni Cá e Jarles Lopes de Medeiros |
Idioma | Português |
Editora do livro | Alexa |
Edição do livro | 2023 |
Capa do livro | Mole |
Volume do livro | 1 |
Com índice | Sim |
Ano de publicação | 2023 |
Outras características
Quantidade de páginas: 350
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Peso: 300 g
Com páginas para colorir: Não
Com realidade aumentada: Não
Gênero do livro: Educação
Subgêneros do livro: ensino
Tipo de narração: Manual
Versão do livro: 2023
Tamanho do livro: Médio
Idade mínima recomendada: 10 anos
Idade máxima recomendada: 80 anos
Escrito em letra maiúscula: Não
Quantidade de livros por kit: 1
ISBN: 9788554673536
Descrição
A tríade Cultura, Educação e Ensino nos remete ao tripé que compõe a universidade: ensino, pesquisa e extensão, e nos convida a uma leitura com acuidade deste livro que acaba de ser gestado neste ano de 2023, após a pandemia da Covid-19. Que voltemos à convivência humana, são e salvos, e com os espíritos renovados e humanizados!
A educação permite que nós, seres humanos, possamos viver em sociedade, resolver problemas, exercer uma profissão, exercer nossa cidadania, entre uma gama de possibilidades. A educação serve, também, para estimular nossa inteligência. Este livro mostra que não há mais espaço reservado ao modelo instrucionista, onde o professor é visto como detentor do conhecimento e o repassa aos alunos. Atualmente sabemos da importância da construção do conhecimento, que envolve a participação ativa dos alunos como sujeitos nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste modelo construcionista, os alunos aprendem e constroem conhecimento aplicando conceitos de forma prática, além de contextualizá-los. Assim, a aprendizagem evolve pesquisa e elaboração própria, capacidade de argumentação, de fundamentação, de questionamento. Essas atitudes fornecem aos alunos a postura de sujeitos ativos nos processos de ensino e de aprendizagem. Os alunos precisam elaborar seus próprios textos. Esta autoria é demonstrada neste livro.
A interação nunca é unilateral ou caracterizada pela transferência de significados e modos de vida ou hábitos de um indivíduo para outro, que também recebem e os adotam, mas caracteriza-se pelo estabelecimento de atividades de cooperação fundamentada na parceria entre os envolvidos, mesmo com a participação daqueles recém-iniciados (alunos-pesquisadores) em que a atividade de cada um é modificada e regulada na relação entre os parceiros. Desta forma, na perspectiva de que a constituição do sujeito é um processo permanente de associação, comunicação e acumulação que são criados, recriados e reconstruídos constantemente, por meio dos quais os indivíduos também crescem, mudam, se transformam e vão nesta medida se constituindo. O homem só se torna o que é, ou o que está sendo, por meio de sua participação em um ambiente sociocultural.