Abordagens Multidisciplinares Em Pesquisas Na Educação Básica No Estado Do Amazonas V.1
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Características principais
Título do livro | Abordagens Multidisciplinares em Pesquisas na Educação Básica no Estado do Amazonas V1 |
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Série | 1 |
Autor | Dilson Gomes Nascimento |
Idioma | Português |
Editora do livro | Alexa Cultural |
Edição do livro | 1 |
Capa do livro | Mole |
Volume do livro | 1 |
Com índice | Sim |
Ano de publicação | 2024 |
Outras características
Quantidade de páginas: 138
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Peso: 200 g
Material da capa do livro: Brochura
Com páginas para colorir: Não
Com realidade aumentada: Não
Gênero do livro: Acadêmico
Subgêneros do livro: Educação
Tipo de narração: Manual
Versão do livro: 1
Tamanho do livro: Médio
Coleção do livro: Abordagens Multidisciplinares em Pesquisas na Educação Básica no Estado do Amazonas
Idade mínima recomendada: 10 anos
Idade máxima recomendada: 80 anos
ISBN: 9788554673833
Descrição
Organizar esta obra no ano em que o Programa Ciência na
Escola (PCE) comemora 20 anos de existência é sobretudo uma
celebração dos resultados obtidos por essa política pública na área
de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Amazonas. Desde
2004 o PCE vem apoiando o desenvolvimento de pesquisa científica
por professores(as) e estudantes nas escolas públicas do estado por
meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
(FAPEAM).
Essa política representa a entrada de estudantes e até mesmo
de professores(as) no universo da pesquisa científica. Os projetos
aprovados nos editais desse programa devem, obrigatoriamente, ser
caracterizados como uma proposta de investigação científica para
ser executada em apenas seis meses, entre julho e dezembro. Isso
permite aos estudantes uma primeira aproximação com a Ciência
para aqueles que estarão posteriormente no ensino superior, fato
que representa uma quebra de paradigma. Para muitos(as) docentes
o programa representa uma oportunidade para o desenvolvimento
de habilidades para seguir na pós-graduação ou apenas para a compreensão
de problemas que os atingem na sala de aula no processo
de ensino e aprendizagem.
A perenidade deste programa, que tem quase a mesma idade
que a própria FAPEAM, proporcionou a muitos e muitas a realização
de diversas pesquisas, seja como estudante, seja como professor,
ou os dois juntos. No meu caso, quando eu era estudante do ensino
médio fui bolsista do PCE, tendo o professor mestre Jocifran Ramos
Martins como coordenador, em Parintins, em 2005, numa pesquisa
em Língua Portuguesa. Em 2018, desenvolvi meu primeiro projeto
de pesquisa, já como professor de Geografia da SEDUC-AM, desde
então foram cinco projetos executados.