Rio Negro Terra Indígena
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Características principais
Título do livro | RIO NEGRO TERRA INDÍGENA |
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Subtítulo do livro | Estudos Interdisciplinares Cultura, Direitos, Arte e Educação no Amazonas |
Série | 1 |
Autor | NELSON MATOS DE NORONHA |
Idioma | Português |
Editora do livro | Alexa Cultural |
Edição do livro | 1 |
Capa do livro | Mole |
Volume do livro | 1 |
Com índice | Sim |
Ano de publicação | 2024 |
Outras características
Quantidade de páginas: 224
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Peso: 250 g
Material da capa do livro: Brochura
Com páginas para colorir: Não
Com realidade aumentada: Não
Gênero do livro: Acadêmico
Subgêneros do livro: culltura, Arte, Direito
Tipo de narração: Manual
Tamanho do livro: Médio
Idade mínima recomendada: 10 anos
Idade máxima recomendada: 80 anos
Escrito em letra maiúscula: Não
Quantidade de livros por kit: 1
ISBN: 9788554674007
Descrição
A ideia de organizar esta Coletânea surgiu durante a execução de minha atividade docente no município de São Gabriel da Cachoeira, em outubro de 2023, quando fui designado para ministrar a disciplina Tópicos Especiais II - Princípios de Gestão Ambiental em Terra Indígena para a turma do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM).
Nosso plano de ensino abrangia as seguintes questões: Políticas de Gestão Territorial e Ambiental nas Terras Indígenas; Terra Indígena Alto Rio Negro, Questões étnicas, fundiárias, ambientais, culturais, políticas e econômicas; e Questões de educação ambiental. Como metas de aprendizagem, almejamos, como objetivo geral, analisar a importância da temática “gestão territorial ambiental” para povos e Terras Indígenas brasileiras e, como objetivos específicos: 1) Responder à pergunta: Por que a gestão territorial é um tema relevante para os povos indígenas brasileiros contemporâneos? 2) Responder à pergunta: Como a temática da gestão territorial se insere num conjunto de relações entre povos indígenas, sociedade e Estado brasileiro contemporâneo? e 3) Responder à pergunta: Como a gestão territorial se relaciona com outros temas críticos para os povos indígenas brasileiros, tais como cultura, sustentabilidade, meio ambiente, segurança fundiária e políticas públicas?
Durante as aulas, fizemos numerosos debates sobre a Terra Indígena Alto Rio Negro, incluindo conversas sobre a memória da participação dos alunos na mobilização dos encontros regionais destinados à preparação e à elaboração do Plano de Gestão Ambiental e Territorial (PGTA) daquela TI; do processo de fundação e fortalecimento das organizações indígenas da região; sobre as eleições para a Câmara Municipal e para a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira; sobre políticas públicas de educação, saúde, desenvolvimento regional, artesanato, inovação científica e tecnológica.